As obras mais icónicas da Pop Art !

Considerado um dos pais da pop art, Andy Warhol (1928-1987) foi um artista plástico polêmico e inovador que criou obras que permaneceram no imaginário coletivo ocidental.

Conheça agora as suas onze obras mais icônicas!

Marilyn Monroe

A estrela do cinema hollywoodiano Marilyn Monroe faleceu no dia 5 de agosto de 1962. No mesmo ano, semanas após a sua morte, Warhol criou aquela que seria a sua serigrafia mais consagrada: uma homenagem à diva.

A mesma imagem de Marilyn recebeu diferentes experimentações com cores vivas, a fotografia original fazia parte da divulgação publicitária do filme Niagara, lançado em 1953. O trabalho de Warhol tornou-se um dos emblemas da pop art.

Mao Tsé-Tung

Warhol começou a se interessar pela figura do ex-presidente chinês Mao Tsé-Tung a partir de 1972, ano em que Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos, fez a sua primeira visita à China. Já nesse mesmo ano o artista norte-americano principiou a esboçar caricaturas da autoridade chinesa.

A imagem criada do líder que tornou-se a mais célebre caricatura da autoridade chinesa foi pintada em 1973. Feito a partir de pinceladas fortes e com muita cor, Mao Tsé-Tung aparece inclusive como se estivesse usando maquiagem.

O batom e a sombra nos olhos sobressaem diante da fotografia a preto e branco assim como o fundo, reinventado a rosa, e a roupa, colorida a amarelo fluorescente.

Banana

A banana amarela foi utilizada como capa no álbum inaugural da banda The Velvet Underground. Andy Warhol era bastante ligado à música e, na década de 1960, decidiu se associar com o grupo. Cinco anos mais tarde tornou-se inclusive empresário da banda.

O disco que carrega a banana na capa é considerado “o álbum de rock mais profético de todos os tempos” e um dos maiores álbuns da história segundo a revista Rolling Stone. A celebre banana, por sua vez, se descolou da imagem da banda e do álbum para virar uma das imagens símbolo da arte pop.