Andy

Peter Blake

Pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.

Nome completo Roy Lichtenstein
Nascimento 27 de outubro de 1923, Manhattan, Nova York, EUA
Morte 29 de setembro de 1997, NYU Langone Health, Nova York, EUA
Nacionalidade norte-americano
Ocupação pintura
Principais trabalhos Nota de Dez Dólares (1956) Whaam! (1963) Oh, Jeff…I Love You Too…But… (1964)

Biografia

Roy Lichtenstein (1923-1997) nasceu em Nova York, EUA. Na adolescência, ele frequentou aulas de arte na Parsons School of Design e na Art Students League. Em 1940, ele se matriculou em um curso de arte na Ohio State University, em Columbus, antes de ser convocado e enviado para a Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Ele retornou para Ohio em 1946 para concluir seus diplomas de graduação e mestrado, antes de trabalhar em diversos empregos, incluindo designer de vitrines em lojas, designer industrial e instrutor de arte comercial.

Em 1957, Lichtenstein voltou para Nova York, onde lecionou design industrial. Durante este período, ele começou a experimentar com diferentes temas, utilizando imagens em massa produzidas em quadrinhos e publicidade. Ele fez sua primeira pintura de "pop art", Look Mickey, em 1961. No ano seguinte, Lichtenstein foi incluído na importante exposição, Six Painters and the Object, no Solomon R. Guggenheim Museum, ao lado de Andy Warhol, Jim Dine e Jasper Johns.

Como um importante expoente da Pop Art, Lichtenstein trabalhou em uma variedade de mídias e foi particularmente inovador no campo da gravura. Em 1968, ele começou a trabalhar em sua primeira série de gravuras com a Gemini G.E.L. em Los Angeles, frequentemente experimentando com materiais comerciais não convencionais para alcançar efeitos ópticos. Lichtenstein continuou a fazer outras gravuras com a Tyler Graphics, em Nova York, e a Graphicstudio, na Flórida, em uma série chamada Brushstroke Figures (1987-89), que foi distribuída por Alan Cristea.

Em 1966, ele foi um dos cinco artistas selecionados para representar os EUA na Bienal de Veneza. O final dos anos 1960 também viu as primeiras exposições retrospectivas de Lichtenstein em museus: em 1967, uma exposição itinerante começou no Pasadena Art Museum, na Califórnia; em 1968, o Stedelijk Museum, em Amsterdã, apresentou sua primeira exposição retrospectiva europeia, que viajou para a Tate, em Londres, e em 1969, ele teve sua primeira exposição retrospectiva em Nova York no Solomon R. Guggenheim Museum, onde foi homenageado com uma segunda retrospectiva em 1993. A National Gallery of Art, em Washington D.C, hospedou a primeira exposição abrangente de suas gravuras em 1994, e em 1995, Lichtenstein foi presenteado com a Medalha Nacional das Artes pelo presidente Bill Clinton.

Nota de Dez Dólares

Foi a primeira obre de Lichtenstein a ganhar notoriedade. Muito influenciado pelo cubismo de Picasso, o artista fez uma bem humorada e desconstruída caricatura de uma nota de dez dólares.

Feita com a técnica de litografia, esta é considerada uma das primeiras obras de Pop Art. Apesar de sua estética cubista, a obra usa um ícone da sociedade (uma cédula de dinheiro) sendo reinterpretada.

Whaam!

Foi nos anos 60 que Lichtenstein encontrou sua forma mais expressiva e original, ao utilizar a linguagem e estética das histórias em quadrinhos para expressar suas ideias. Trata-se de um desenho retirado de uma história em quadrinhos de guerra.

A obra é um díptico, ou seja o desenho está dividido em dois painéis que funcionam separados, mas também se completam, tipo aquelas dobradinhas da Mad (referência de velho). Whaam! é uma obra emblemática por ter tantos significados intrínsecos, ainda que o próprio Lichtenstein nunca tenha se pronunciado explicitamente explicando o significado da obra. Mas, na época, os Estados Unidos começavam a mandar soldados para o Vietnã. Lichtenstein fazia retratos realistas de um mundo irreal. Neste caso, o mundo da fantasia ecoa na vida real.

Oh, Jeff…I Love You Too…But…

Refinando cada vez mais sua técnica e linguagem, Lichtenstein Passou a reproduzir deliberadamente desenhos retirados de histórias em quadrinhos, mas imprimindo mais dramaticidade e sentimento ao desenho original, tido como ordinário.

Nesta obra, especificamente, isso fica evidente. As cores são realçadas, há o uso do pontilhismo e o desenho é propositalmente recortado. Um close no rosto da mulher, mesmo eliminando parte da cabeça, e a bolha da fala comprimida e cortada na lateral direita. Essa concentração aumenta o sentimento de tensão e denuncia o melodrama presente na situação.

Ícones da Pop Art

Explorando os Mestres que Transformaram a Arte Moderna através da Cultura Popular